Made in Brasil – Casa Daros

Captura de Tela 2015-05-01 às 17.49.10

Made in Brasil, exposição em cartaz na Casa Daros, no Rio de Janeiro, é mais uma bela realização desta instituição, que vem se notabilizando pelo alto nível dos eventos que abriga. Inaugurada em 2013, a Casa Daros já conquistou um lugar especial na programação cultural da cidade, unindo a qualidade técnica de suas montagens a um ótimo trabalho curatorial, voltado para a arte contemporânea da América Latina.

missao_Cildo
Missão/Missões (Como construir catedrais), de Cildo Meireles, de 1987
Detalhe de ossos da Instalação Missão/Missões (Como construir catedrais), de Cildo Meireles
Detalhe de ossos da Instalação Missão/Missões (Como construir catedrais), de Cildo Meireles

No momento, a instituição exibe a exposição Made in Brasil, dedicada a obras de artistas brasileiros pertencentes à sua importante coleção. Artistas do quilate de Cildo Meireles, Antonio Dias, Ernesto Neto e Waltercio Caldas participam com peças preciosas, entre as quais figuram algumas obras primas da arte contemporânea brasileira. Missão/Missões (Como construir catedrais), de Cildo Meireles, de 1987, é talvez o maior exemplo disto: uma instalação de grande importância dentro da obra do artista, na qual ao rigor formal se soma o significado dos materiais que o constituem: moedas, hóstias e ossos, em uma reflexão brutal sobre o processo de colonização do Brasil, e de aculturação dos povos nativos que habitavam estas terras antes da chegada dos portugueses. O poder terreno e o poder espiritual se misturam nesta metáfora do processo de dominação pelo qual o país foi forjado.

Em cartaz até 09 de agosto de 2015, Made in Brasil é seguramente um dos pontos altos da atual programação cultural da cidade, com inúmeras outras obras imperdíveis.

Fotos: Leonardo Frajhof

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s